sexta-feira, 1 de julho de 2011 0 comentários

Ciclos de Jornalismo

Lia Seixas, uma das coordenadoras do evento
A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia realizou na última quarta-feira, dia 29 de junho, a terceira edição do Ciclos de Jornalismo. O tema foi "Jornalismo e Dispositivos móveis: celulares e tablets trazem nova vida ao jornalismo?". 

Sob a coordenação de Lia Seixas, professora adjunta da Ufba, e de Iloma Sales, editora do Mobi A Tarde, essa atividade permanente de extensão da Facom/Ufba - como divulgado no próprio blog do Ciclos - tem por proposta "enriquecer e estreitar a discussão entre academia e a prática jornalística em seus vários segmentos (designer, infografia, impressão, assessoria, mobilidade, jornais, revistas, portais, rádio, televisão etc.)".

Palestrantes e coordenação
Essa terceira edição contou com a palestra de Adelimo Mont'Alverne (diretor de projetos do Malagueta Interativa), de Rodrigo Cunha (jornalista, especialista em design gráfico) e de uma de suas coordenadoras: Ilomar Sales. 

Depois de muitos dados e slides, a conclusão foi a de que o jornalismo ainda não lança mão de todos os recurso disponíveis nos dispositivos móveis. Foi salientado ainda que, por vezes, há uma mera transposição do impresso para as novas plataformas multimidiáticas.

Como ocorreu na  transição do jornalismo impresso para PCs,  notboooks e netbooks, as revistas são os veículos de comunicação que melhor e mais rapidamente estão se adequando aos tablets e celulares. O jornalismo ainda está em um processo de adaptação e necessitando de novos profissionais como  programadores para se adequar às mudanças constantes e velozes que as novas tecnologias impõem. 

Assim como esse, todos os encontros do Ciclos de Jornalismo contarão com certificados para os participantes. 

Siga o Cliclos no Twitter: @cliclosjor 

Texto: Nívia Maria Vasconcellos
Fotos: Wannessa Reis

No Response to "Ciclos de Jornalismo"